A Biblioteca oferece aos usuários cadastrados na biblioteca e com seus dados atualizados, um espaço exclusivo para pesquisa online.

 

São 10 computadores à disposição dos usuários para consultas à Base Minerva, Portal Capes, banco de dados de livros e periódicos eletrônicos, como a Springerlink e todos os outros recursos de pesquisa online oferecidos através do SIBI - Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ - ver em SiBI - Serviços e Pesquisa.

 

OBS.: O Portal Capes pode ser acessado por qualquer usuário - Técnico, Aluno ou Docente - através da Intranet.

 

 Horário de funcionamento: 10:00 às 20:00.

 

Normas de uso do espaço:

 

O espaço destina-se, EXCLUSIVAMENTE, a pesquisas em bases de dados e textos eletrônicos, disponilizados pela UFRJ.

  

2- USUÁRIOS

 

Poderão utilizar o espaço alunos, docentes e técnicos-administrativos da UFRJ, UFF, FeMASS e FUNEMAC com cadastro regular na Biblioteca.

 

3- NORMAS

 

Não é permitido no Espaço:

 

  • O consumo de bebidas (inclusive água) ou alimentos;

  • Usar os micros para jogos; leitura e envio de e-mails para fins particulares; consultar sites eróticos ou de conteúdo impróprio; navegar em sites com conteúdo hacker ou similar; utilizar programas para invasão, aquisição de senhas ou qualquer outra aplicação que coloque a rede em risco; baixar arquivos estranhos à finalidade de ensino e pesquisa; entrar em sites de bate-papo ou encontros;

  • Utilizar telefones celulares com toque, pois perturbam o estudo e o trabalho alheios;

  • Perturbar o trabalho e estudo dos demais com conversa ou debates em voz alta. O trabalho em grupo é permitido desde que este item seja respeitado;

  • Abrir máquinas, danificar equipamentos, instalar ou desinstalar programas;

  • Realizar outras atividades que não sejam pesquisa em fontes bibliográficas on-line, como trabalhos escolares, edição de textos, etc. Para este fim, recomenda-se o uso dos Laboratórios disponíveis no Polo Universitário;

  • Utilizar cd-rom, pen drive ou outra mídia com vírus;

  • Desrespeitar o horário de funcionamento e os responsáveis pelo Setor.

O não cumprimento das normas acarretará na suspensão do uso da máquina.

O tempo de uso dos equipamentos será determinado pela demanda, inicialmente limitado a uma hora por usuário. Se não houver demanda, o usuário poderá continuar utilizando o equipamento até que esta ocorra.

Qualquer informação sobre bases de dados e outros serviços, consulte o pessoal do Setor de Referência e Circulação, no balcão de atendimento.

UFRJ Biblioteca Central de Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ